sábado, 20 de junho de 2009

Crianças do jardim-de-infância da Amoreira fazem livro da família



“A minha família: as tradições e costumes”, é o tema que está este ano a ser trabalhado pelo jardim-de-infância da Amoreira. “O objectivo é estreitar laços e incutir valores às crianças”, salienta a educadora, Graça Jordão, destacando que no final do ano cada criança ficará com um livro da sua família.

As 19 crianças, entre os três e cinco anos, que frequentam a instituição começaram por desenhar a família e, em conjunto com os pais, foram preenchendo um questionário. “O objectivo é as crianças chegarem aos bisavós”, conta a responsável, destacando que também abordam usos e costumes de antigamente, assim como o vestuário, alimentação ou meios de transporte. Frequentemente, os avós vão ao jardim-de-infância contar as suas histórias e vivências de outros tempos.

De acordo com Graça Jordão, a adesão à iniciativa está a ser muito boa, com os pais e avós a participar também activamente. Um desses casos é a família Gomes.

Maria Eduarda tem cinco anos e encontra-se a fazer a história da sua família. Começou por desenhar os familiares mais directos e, com a ajuda da mãe, e também da avó, tem respondido aos questionários e colocado fotografias para completar o livro. “É muito interessante, por um lado porque temos que fazer um trabalho conjunto em casa, e também porque passa a conhecer melhor a família e é divertido”, afirma Susana Domingos Gomes. Também a avó, Beatriz Domingos, está contente com a iniciativa: “é uma forma de tornar a família mais próxima e dá a conhecer à criança o interesse dos pais”, refere.

E como a pintora Romarina Passos também colabora com as actividades do jardim, a capa do livro da família vai ser o auto-retrato de cada criança pintado em pano. Além disso, fizeram também uma árvore do tamanho da parede, em que cada ramo tem a família de um menino.

Fátima Ferreira
Gazeta das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário