Uma petição a exigir a dragagem permanente da Lagoa de Óbidos foi ontem apresentada por um movimento cívico, que entende ser insuficiente a actual retirada de
O grupo apresentou, publicamente, a petição subscrita até agora por 1363 pessoas em defesa de “um ecossistema frágil com tendência para o desaparecimento” se não for alvo de “uma acção segura, contínua e abrangente em toda a sua linha”.
De acordo com o grupo, a dragagem de 350 mil metros cúbicos de areia que está a ser levada a cabo pelo Instituto Nacional da Água (INAG) “é insuficiente” e não resolve os “problemas de poluição e assoreamento da lagoa”.
O movimento anunciou a intenção de promover ações de rua para intensificar a recolha de assinaturas, com o objectivo de atingir os quatro mil subscritores da petição que será entregue na Assembleia da República.
A areia retirada da lagoa está a ser utilizada para reforçar as dunas nas margens norte (na Foz do Arelho, no concelho de Caldas da Rainha) e sul (na zona do Bom Sucesso, concelho de Óbidos).
A obra, adjudicada à empresa Irmãos Cavaco, deverá estar concluída no próximo mês de Março.
Lusa/VidaFm
Sem comentários:
Enviar um comentário